Desempregados ou com Rendimento Mínimo Vão Limpar Florestas

Secretário de Estado das Florestas quer «pelo menos mil» a trabalhar na floresta.Portugueses desempregados ou com rendimento mínimo vão juntar-se aos reclusos e militares na limpeza das florestas. A notícia foi avançada em entrevista ao «i» pelo secretário de Estado das Florestas, Rui Barreiro.

Depois de já ter anunciado em Setembro que o Governo ia pôr os reclusos e militares a limpar as florestas, o secretário de Estado das Florestas diz agora que os desempregados e beneficiários de inserção social também vão ser envolvidos nesta tarefa.

«O Ministério do Trabalho e da Solidariedade pode também envolver-se na colocação de desempregados e beneficiários do rendimento social de inserção», explicou, concluindo que «se conseguirmos dinamizar todas estas vontades ficamos com muito mais guerreiros».

Em relação ao número de envolvidos neste projecto, o secretário de Estado explica que «o objectivo é conseguirmos ter pelo menos mil desempregados e/ou titulares de rendimento social de inserção social a trabalhar na floresta».

Quanto às condições das pessoas que vão ajudar na limpeza das florestas, estas serão semelhantes nas diferentes áreas. «No caso dos presos, são objecto de uma bolsa que é igual em qualquer trabalho no regime aberto virado para o exterior. É à volta de 20 euros por dia, mais subsídio de almoço. Vão intervir em sete matas nacionais e teremos 50 ou no máximo 55 a trabalhar até ao final do programa. No caso dos desempregados e Exército, temos protocolos e queremos envolvê-los mais em actividades de prevenção», explica Rui Barreiro.

«Também não queremos esquecer o voluntariado jovem, em que queremos alargar o período de incidência do programa», relembra.

De acordo com o Secretário de estado, «apesar da crise em que nos encontramos, o objectivo é ter mais gente na defesa da floresta».



Veja também:


Fonte da notícia: www.tvi24.iol.pt