Saiba Como Evitar ter os Vidros do Carro Embaciados

Não há nada mais incómodo do que subir para o seu carro no inverno e ter de lidar com vidros embaciados. Além de ser perigoso, uma vez que pode afectar a visibilidade, também é incómodo ter de esperar que a condensação desapareça antes de partir. Felizmente, existem maneiras simples de evitar este problema.


Porque é que ficam os vidros embaciados?

A condensação dos vidros do carro resulta do choque térmico entre o ar interior e exterior do carro. Quando o ar no interior do carro está mais quente do que o ar exterior, a umidade presente no ar interior condensa-se na superfície fria dos vidros, formando a camada embaciada.

É importante ter em mente que quanto maior a diferença de temperatura entre o ar interior e exterior, maior será a chance de os vidros embaciar. 

Como evitar os vidros embaciados?

Mantém o carro bem ventilado: Ao conduzir com vidros fechados, a humidade pode acumular-se no interior do carro. Certifica-te de que há uma boa circulação de ar, mantendo uma fresta aberta nas janelas.

Usa um desumidificador: Existem desumidificadores disponíveis no mercado que podem ajudar a remover a humidade do interior do carro. Estes pequenos dispositivos são fáceis de usar e podem ser encontrados em lojas de acessórios automóveis ou então na amazon.

Evita usar ar-condicionado: O uso do ar-condicionado pode aumentar a condensação nos vidros do carro. Se precisares usar o ar-condicionado, configura-o para recircular o ar em vez de trazer ar fresco de fora.

Limpa os vidros regularmente: Uma camada fina de suor ou respingos de água pode contribuir para o embaciamento dos vidros. Por isso, é importante limpar os vidros regularmente com um pano seco ou com uma solução de limpeza específica para vidros.

A cera automóvel e o truque da batata crua são alternativas eficazes para evitar o embaciamento dos vidros: A criação de uma camada que repele a humidade nos vidros ajuda a prevenir a condensação e, consequentemente, o embaciamento. 

É importante lembrar de repetir o processo de forma regular para garantir o melhor resultado possível. Além disso, é importante lembrar de sempre usar panos limpos e não deixar excessos de cera ou amido da batata na superfície dos vidros, para evitar manchas ou marcas.

Já tem os vidros embaciados? Saiba como desembaciar.

Ligue o ar-condicionado no modo recirculação: Isso ajuda a remover a humidade do ar interior e mantém a temperatura do carro uniforme, prevenindo o embaciamento futuro.
Recomenda-se que programe o ar condicionado para manter o ambiente a 18 ou 19 graus, a partir dos 20 graus, normalmente, aumentará o consumo de combustível.

Use o aquecimento: Ligue o aquecimento do carro para ajudar a aquecer o ar interior e evitar a condensação dos vidros.

Limpe os vidros com um pano seco: Se a camada de humidade for fina, basta passar um pano seco para removê-la.

Abra as janelas por alguns minutos: Abrir as janelas por alguns minutos permite a troca de ar e a remoção da humidade do interior do carro.

Lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor solução, então use as técnicas mencionadas anteriormente para evitar o embaciamento dos vidros do carro no futuro.

Veja também: