Gasóleo de Marca Branca vs Marca Premium | Qual Escolher?

A Deco Proteste selecionou os líderes do mercado do gasóleo no respetivo segmento: o Jumbo e o Intermarché, que são ambos low-cost, e a Galp com os seus dois representantes: o gasóleo regular, denominado Hi-Energy, e o premium, o G-force.

O teste revelou os efeitos que o seu consumo provoca nos carros.
Low-cost, regular ou premium, 12 mil quilómetros depois, é tudo igual ao litro.

Os 4 carros que a DECO PRORESTE utilizou exibiram consumos muito idênticos e, no interior do motor, não vislumbráram diferenças relevantes nos depósitos.
Segue o vídeo:



Em matéria de consumo, foi medida uma diferença sem significado: 0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2 por cento.
 
Por exemplo, a pressão incorreta nos pneus aumenta o consumo em 5%, o que equivale a mais 0,33 l/100 quilómetros.
 
Se o impacto é igual, porquê pagar mais?
A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma ação enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal.
 
As promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior proteção do motor com poupanças futuras não passam de marketing para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro.
 
É urgente criar um regulador para o setor que defenda os consumidores e fixar coimas realmente eficazes. Basta de alegações enganosas e práticas lesivas.
 
A DECO PROTESTE já denunciou o caso às autoridades e vai entregar um abaixo-assinado ao ministro da Economia.


Veja também:

Comentários

  1. Obrigado pelo vosso trabalho em prol do público consumidor

    ResponderEliminar
  2. Ja nao e sem tempo que alguem relembre que a honestidade e uma coisa muito BONITA.
    Aqui nos "States" ha 3 tipos de gasolina, mais conhecidos por 87, 91, 95, o que me parece serem a mesma porcaria so que o preco entre si chega a variar de 1 a 4 dollars por galao e os idiotas continuam a encher... alias e o apanagio do povo, enche, enche, e um dia ha um novo 25 de Abril (do qual tomei parte,) mas parece que foi de pouco valor pelo que vejo...
    Portugal esta nos piores lugares (35 pior entre 180) do mundo na lista da corrupcao e o Governo e entidades governamentais lideram a lista. votem votem e depois nao se queixem.
    Obrigado. Victor Machado-Los Angeles.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário