Truques para Abastecer o Veículo Fazem Furor no Facebook!

Um post de um engenheiro de segurança que trabalha há 31 anos numa refinaria está a ser uma das sensações no Facebook, sendo um dos post mais partilhados e comentados. Tudo devido ao tema escolhido: truques de poupança na hora do abastecimento de um veículo.


1.º Truque:

Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm os seus depósitos debaixo terra.

Ao estar mais fria, a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor.
O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se.

Por isso, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente.

Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante.

Para que, cada galão vertido no depósito (cisterna) do camião seja exacto.

2.º Truque:

Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir o mesmo ao abastecedor no caso de ser servido).Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.

Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro.

Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.

Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo transforma -se em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível ao depósito da estação.


Isso faz com que os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o cliente acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque, pagando mais dinheiro.

3. º Truque:

Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo.

O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.

Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

4.º Truque:

Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.

Se você chega ao posto de combustíveis e vê um camião tanque que está abastecer os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.

Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentes no fundo acabam ficando em suspensão por um tempo.
Assim sendo corre o risco de abastecer o tanque com combustível sujo.

Além dos truques mencionadas anteriormente, existem algumas dicas que podem ajudar a poupar dinheiro ao abastecer o veículo:

Mantenha o veículo em boas condições: Manter o veículo em boas condições, como manter os pneus calibrados, os filtros limpos e o motor afinado, pode ajudar a economizar combustível.


Use a velocidade correta: Dirigir a velocidade correta pode ajudar a economizar combustível. Dirigir a velocidade mais baixa possível, sem comprometer a segurança, é uma boa maneira de economizar combustível.


Evite desacelerar e acelerar rapidamente: Desacelerar e acelerar rapidamente consomem mais combustível do que dirigir de maneira suave.


Use o modo de condução económico:
Alguns veículos vêm com um modo de condução económico (eco) que ajuda a economizar combustível. Certifique-se de utilizá-lo sempre que possível.


Planear as suas viagens:
planear suas viagens com antecedência, evitando desvios desnecessários e trânsito, pode ajudar a economizar combustível.

Utilize cartões de combustível: Muitos postos de combustíveis oferecem descontos ou pontos de recompensa para clientes que usam os seus cartões de combustível. Certifique-se de verificar se o posto de combustíveis onde costuma abastecer tem um programa deste tipo.

Faça compras de combustível durante a semana: Muitas vezes, os preços dos combustíveis são mais baixos durante a semana do que aos fins de semana. Tente abastecer durante a semana para poupar dinheiro.

Compare preços antes de abastecer: Existem muitos aplicativos e sites que permitem comparar os preços dos combustíveis em diferentes postos de combustíveis. Utilizar esses recursos pode ajudar a encontrar o melhor preço.

Essas são algumas dicas para economizar combustível enquanto você abastece o veículo. Lembre-se de que, às vezes, uma combinação de várias dessas dicas pode ajudar a economizar ainda mais combustível.


Veja também:

Comentários