8 Despesas que o Ajudam a Poupar no Próximo IRS

Despesas gerais familiares, de saúde ou de educação. Conheça todas as despesas que pode deduzir na declaração de rendimentos. Existem 8 despesas que o podem ajudar a diminuir o IRS a pagar.



As despesas que garantem as maiores poupanças no IRS de 2022 são sobretudo as da saúde, educação e habitação.

A declaração relativa aos rendimentos deste ano será entregue no próximo ano. É importante que peça sempre a fatura com o seu número de contribuinte e verifique as faturas na sua página pessoal do Portal das Finanças e da E-Fatura.

Existem 8 despesas que o podem ajudar a diminuir o IRS a pagar.

Despesas com a habitação no IRS

No caso de teres uma casa arrendada, podes deduzir 15% das rendas com um limite de 502 euros. Esta dedução pode ser majorada para rendimentos mais baixos até 800 euros.

Também quem se mudou em 2021 para o interior do país e arrendou uma casa pode abater ao seu IRS de 2022 as despesas que teve com as respetivas rendas até 1.000 euros. Para isso terá de ter mudado a morada permanente para a nova casa.

Também quem tem comprou casa com recurso ao crédito habitação pode deduzir os juros – mas esta opção apenas está disponível para quem adquiriu casa permanente até 2011. 

Quem transferiu o crédito após essa data já não tem direito à dedução. A despesa com juros do empréstimo à habitação pode ser deduzida em 15%, com o limite máximo de 296 euros.

Para quem tem rendimentos mais baixos, a dedução pode ser majorada até 450 euros.

IRS: gastos na saúde

Aqui entram as despesas com consultas, tratamentos, medicamentos, alguns seguros de saúde, óculos… E desde 2020, as despesas com máscaras respiratórias e gel desinfetante

Nesta categoria é possível deduzir 15% das despesas de saúde até ao máximo de 1.000 euros por agregado familiar.

Atenção que as despesas de saúde com IVA a 23% têm de ter receita médica e é necessário fazer a associação no Portal das Finanças.

Educação e formação no IRS 2022

  • Quase todos os gastos relacionados com a educação e formação escolar podem ser enquadrados nesta categoria do IRS 2022:
  • Manuais e livros escolares;
  • Mensalidade de colégios, creches e jardins de infância;
  • Propinas;
  • Explicações;
  • Refeições nas cantinas;
  • Transportes;
  • Rendas de quartos ou casas por parte de estudantes deslocados;
  • Material escolar (se for adquirido na escola).
Nesta categoria é possível deduzir 30% das despesas de educação até um máximo dedutível de 800 euros. 
Mas há duas exceções previstas no Código do IRS: primeiro, as despesas de educação podem atingir o limite dos 1.000 euros no caso de os estudantes frequentarem escolas no interior ou nas ilhas; depois, se o aluno tiver até 25 anos e estiver deslocado a mais de 50km, o limite global pode ir até aos 1.000 euros, desde que a diferença de 200 euros face aos 800 euros seja relativa às despesas de arrendamento.

Lares: despesas deduzidas no IRS 2022

Esta categoria inclui despesas com apoio domiciliário, lares e outras instituições de apoio a terceira idade dos sujeitos passivos (contribuinte e cônjuge), bem como encargos com lares e residências autónomas para pessoas com deficiência, dependentes, ascendentes e colaterais até ao terceiro grau que não tenham rendimentos superiores ao salário mínimo nacional (665 euros em 2021).

Aqui é possível deduzir 25% das despesas com o limite máximo de 403,75 euros.

Passes mensais de transportes públicos:

dedução é de 100% do IVA.

Pensão de Alimentos:

pode-se deduzir 20% das importâncias suportadas e não reembolsadas.

Plano De Poupança Reforma (PPR): 

conta com a dedução máxima de 20% das quantias que têm diferentes limites (até 35 anos o limite é de 400 euros; entre 35 e 50 anos o limite máximo admitido é 350 euros; a partir dos 50 anos pode deduzir até 300 euros).

Dedução do IVA no IRS 2022

Há ainda várias despesas onde podes deduzir 15% do IVA com um limite de 250 euros por agregado familiar ou 150 euros por contribuinte no IRS 2022. Aqui há várias categorias de despesas envolvidas:





Comentários