Cancelar Contrato na Vodafone, MEO e NOS? Já Existe uma Plataforma para o Fazer!

Cancelar um contrato de serviços pode ser um processo difícil e moroso, especialmente quando envolve empresas de telecomunicações em Portugal, como a Vodafone, a MEO e a NOS. No entanto, recentemente foi lançada uma plataforma que promete simplificar esse processo para os clientes dessas empresas.


A plataforma em questão chama-se  “Plataforma de Cessação de Contratos” e disponibiliza um serviço gratuito que permite aos clientes de operadoras de telecomunicações em Portugal cancelar contratos de forma simples e eficiente. 
Para utilizar a plataforma, basta aceder ao site e seguir os passos indicados.

A iniciativa surge no seguimento de uma diretiva europeia que visa proteger os consumidores e melhorar a concorrência no mercado das telecomunicações. 

Com esta plataforma, os clientes poderão cancelar contratos sem ter que lidar com a burocracia e o tempo de espera das empresas, o que torna todo o processo mais rápido e eficiente.

Além disso, a Plataforma de Cessação de Contratos também oferece informações sobre os direitos dos consumidores e a possibilidade de reclamação em caso de problemas com as empresas de telecomunicações.

Este é um passo importante para melhorar a qualidade dos serviços de telecomunicações em Portugal e proteger os direitos dos consumidores.

Com a Plataforma de Cessação de Contratos , os clientes de empresas como a Vodafone, a MEO e a NOS têm agora uma ferramenta eficiente e gratuita para cancelar contratos e defender os seus direitos.

Como aceder e utilizar a plataforma?

1. Acesso à plataforma

Aceda à plataforma de cessação de contratos e clique em “Iniciar o procedimento”.

2. Autenticação e submissão de pedido de informação contratual

Insira e confirme o seu e-mail. Deve introduzir o código numérico que lhe foi enviado para o e-mail indicado para verificar a sua autenticidade.

O passo seguinte é iniciar o processo de pedido de informação contratual. Note que pode fazer um pedido de informação contratual sem avançar posteriormente com um pedido de cessação de contrato.
 
Forneça os seus dados de identificação, como o número do cartão de cidadão e o número de identificação fiscal, e identifique o seu atual operador de telecomunicações e os respetivos números de conta e de serviço. A página oferece indicações sobre como obter esses números.

Após ceder os seus dados de identificação, deve prosseguir com a autenticação da chave móvel digital ou do cartão de cidadão.

3. Receção da informação contratual

Após alguns dias, o seu pedido deve receber resposta. O operador está obrigado a responder num prazo máximo de três dias úteis, após a data de receção do pedido.

Irá receber através do e-mail fornecido um resumo da informação com uma hiperligação para aceder ao seu processo na plataforma, com toda a seguinte informação relativa à sua situação contratual:
  • custo de rescisão antecipada do contrato à data;
  • lista de equipamentos a entregar, bem como o local e prazo de entrega;
  • penalização por não entregar os equipamentos.
Na parte inferior dessa página, pode avançar com o pedido de cessação de contrato.

Para obter mais informações sobre o funcionamento da plataforma, é possível aceder à área de perguntas frequentes disponível no website da Plataforma de Cessação de Contratos ou contactar a Direção-Geral do Consumidor, para o endereço de correio eletrónico plataforma.cessacaocontratos@dgconsumidor.gov.pt.




Comentários