Tudo a Custo Zero: Veja Como Estudar nas Melhores Universidades do Mundo a Custo Zero!

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Veja Como Estudar nas Melhores Universidades do Mundo a Custo Zero!

Estudar numa universidade de prestígio a nível mundial pode estar à distância de um clique e sem qualquer custo.

Já sonhou em estudar em Harvard ou Stanford mas não tem dinheiro para viajar para fora do país ou pagar propinas tão elevadas?

A solução para este problema foi encontrada com os MOOC (Massive Open Online Courses – Cursos Online Abertos e Massivos), plataformas na Internet que permitem a qualquer pessoa registar-se para um curso gratuito nas melhores universidades do mundo.

Através de aulas em vídeo e muitos outros conteúdos que as universidades oferecem depois do registo, pode começar a ter aulas que antes eram reservadas a muito poucos. Só precisa de ter um bom conhecimento de inglês (a língua utilizada na maioria destes cursos) e estar pronto para trabalhar. Muito dos cursos começam em datas específicas (com uma duração normal de algumas semanas) e têm trabalho de casa, testes e avaliações finais.

Conheça alguns dos melhores sites onde pode encontrar educação gratuita do mais alto nível:





Coursera - Com parcerias com 83 universidades, onde se destacam nomes como Stanford ou Princeton, esta plataforma tem cursos em áreas que vão desde a Ciência Informática à Gestão ou mesmo às Humanidades.
Quase todos os cursos exigem entrega de trabalhos semanais ou um teste final para se ter um certificado de conclusão. Apesar de o acesso aos cursos e às aulas em vídeo ser sempre gratuito, em alguns terá de pagar para obter o diploma a comprovar que o terminou.
A maioria das aulas são em inglês, mas já começam a sugir cursos noutras línguas.

Udacity - Se tem mais interesse nas áreas científicas, pode escolher o Udacity, onde tem a vantagem de poder fazer as aulas durante o tempo que quiser, ao seu ritmo.
Todos os 25 cursos são gratuitos, em inglês e incluem aulas em vídeo. Quando terminar o curso e passar os testes online, terá um certificado gratuito com a sua nota final, assinado pelos seus professores.

edX - Quando Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) se juntaram para criar uma plataforma de ensino online, nasceu o edX.
Esta plataforma tem cursos de acesso gratuito em inglês, com aulas em vídeo seguidas de exercícios interativos. Aqui pode tirar cursos em muitas áreas diferentes, oferecidos por universidades de prestígio como Berkeley ou Caltech. No final dos cursos, tem um certificado a comprovar a sua participação.

iTunesU - Se quiser aprender coisas novas mas não necessita de ter um certificado a comprovar que terminou um curso online, pode sempre construir a sua própria educação. É para isso que servem ferramentas como o iTunesU, a app gratuita do iTunes onde pode fazer o ‘download’ de mais de 75 mil aulas de universidades de topo como Oxford ou Carnegie Mellon, entre muitas outras. Pode consultar todas as aulas sem qualquer custo, mas não tem exames ou diplomas finais.

Estes cursos podem ser uma boa forma de enriquecer o seu curriculum e diversificar o seu conhecimento em áreas diferentes das suas. É que além de ser gratuito, ao contrário das universidades tradicionais, não necessita de cumprir requisitos como exigências de disciplinas ou médias.

Arquivo do blogue