Várias Formas ‘Low Cost’ de Continuar a Estudar

Se quer continuar a estudar mas não sabe por onde começar, fique a conhecer sete formas de continuar a sua educação sem gastar muito dinheiro.



Terminar o ensino obrigatório ou a universidade não quer dizer que a sua educação termine.
Para muitas famílias, ter um filho na universidade é um gasto impensável.

Mas estar sempre a aprender e a encarar novos conhecimentos é uma vantagem para qualquer pessoa, de qualquer idade.
Com o aparecimento da internet surgiram muitos cursos online que podem ajudá-lo. No entanto, existem outras alternativas que podem ser boas para quem quer continuar a estudar mas sem meios financeiros suficientes para tal.
Se está à procura de emprego fora da sua área de habilitações ou se o seu emprego exige conhecimentos que não domina, conheça várias formas ‘low cost’ de continuar a sua educação.

1. Livros

Os livros podem ser uma boa ajuda para quem quer entender algo sobre determinada matéria.

Desde gestão a finanças ou de marketing a informática existem vários livros que o podem ajudar a continuar a sua educação.

Se tem pouca motivação, tente ler um capítulo por dia e tire algumas notas. Lembre-se ainda que se adquirir livros usados está a poupar ainda mais na aquisição de novos conhecimentos.

2. Revistas da especialidade

Muitas vezes vendidas em inglês, existem várias revistas sobre vários ramos de actividade que pode adquirir em Portugal.
Além da leitura de jornais diários que podem ajudá-lo a entender o que se passa no país e no mundo, aproveite também para comprar revistas de gestão, economia ou marketing para perceber quais são as novas inovações e desenvolvimentos que podem influenciar a forma como trabalha.

3. Cursos ‘online’ pouco tradicionais

Proliferam na internet muitos cursos ‘online’ gratuitos que podem contribuir para aprofundar os seus conhecimentos sobre determinada matéria, sendo que muitos deles são até leccionados pelas melhores universidades do mundo.

Apesar de a maior parte estar disponível em inglês, alguns permitem a colocação de legendas. Além disso, ainda recebe um certificado de conclusão de curso que pode colocar no seu currículo.

4. Cursos oferecidos no seu local de trabalho

Muitas empresas preferem oferecer aos seus funcionários alguns cursos de especialização em determinada matéria. Se é este o seu caso, não falte a estes cursos.

Além de serem importantes para perceber de que forma pode melhorar as suas atividades no emprego, são também um forma de adquirir nova informação e normalmente não têm custos para o trabalhador.

5. Conferências

Esteja atento às conferências que se realizam com temas que vão de encontro aos seus interesses.

Ter acesso à experiência dos oradores através de exemplos práticos ou pedir para conversar com eles no fim da palestra pode ser uma boa ideia, se pretende tirar dúvidas sobre algum assunto.

Tire também partido das conferências TED e da plataforma Itunes U onde é possível aceder a vídeos e ‘e-books’ que podem ajudá-lo a adquirir novas ideias sobre o tema.

6. Pesquisas na Internet

Pode não parecer, mas existe bastante conhecimento espalhado por vários portais na internet.

No entanto, é imprescindível que verifique as fontes de informação de forma a estar assegurado que a informação a que está a ter acesso é verdadeira.

Tente também aprofundar a sua pesquisa procurando não só em notícias, mas por outras páginas de resultados.

7. Mentores

Encontrar alguém com experiência no seu campo de interesses, é também uma ajuda significativa para quem procura novos conhecimentos e oportunidades.

Procure redes de mentores a que possa aderir e tente falar diariamente com o mentor que lhe foi atribuído.

Faça perguntas e descarte incertezas sobre assuntos que não domina totalmente. Assim irá tirar partido de toda a informação que o seu mentor esteja decidido a partilhar consigo.


Comentários