As 5 Melhores Dicas Para Poupar no Depósito da Casa

 

Se já tem em vista uma nova casa, das duas uma: ou já tem uma almofada financeira preparada para a mudança, ou tem de começar imediatamente a criá-la.

Tanto no mercado de compra e venda como no arrendamento, esta necessidade esbarra frequentemente com o quotidiano. Entre as despesas fixas que dificilmente podemos diminuir e aquelas que são supérfluas, existe uma margem que pode abrir a porta da nova casa mais rapidamente.

Vamos apresentar algumas sugestões para garantir que essa indispensável quantia de dinheiro fique à sua disposição mais depressa do que possa pensar.

 

Celebre com Moderação

Um fim de semana com amigos, jantar fora com familiares e aquela indispensável saída à noite. Uma vez somados, esses momentos traduzem-se entre centenas a milhares de euros em diversão.

Não precisa de abdicar de viver, mas deixar de beber álcool ou diminuir o seu consumo é um passo a considerar. Em alternativa, pode sempre consumi-lo entre portas e poupar em relação aos elevados preços praticados em bares e restaurantes. Afinal, saberá o que está a beber sem reservas e a poupar na sua diversão.

 

Venda o que Não Precisa

Utiliza mesmo tudo o que possui? Aquela roupa que não veste há mais de um ano, o telemóvel antigo que está na gaveta ou a coleção de DVDs que lhe ofereceram e nunca viu?

Até aqueles artigos que não têm qualquer valor para si, têm interesse para alguém. Pode aparentar residual, mas atual espaço beneficia de menos artigos indexados e o seu bolso vai-se compondo a caminho da nova casa.

 

Prendas de Natal e Aniversários

O Natal repete-se todos os anos. Já sabe disso, portanto, porque não dedicar algum tempo a criar as prendas para os seus familiares e amigos em vez de comprar algo dispendioso?

Queixarmo-nos de viver numa sociedade consumista não nos isenta de viver nela e adotar alguns dos comportamentos mais comuns. Crie um álbum de fotos, brinquedos com materiais reciclados, escreva um livro para oferecer ou faça um vídeo de memórias. O toque pessoal ultrapassa qualquer valor monetário.

 

Comparar Sempre

Se antigamente comprar ou arrendar casa significava palmilhar quilómetros e perder horas da sua vida em vão, podemos agradecer à tecnologia pela otimização do nosso tempo (e paciência).

Plataformas online como a Imovirtual permitem comparar e ajudar na compra de casa ao melhor preço e de acordo com os parâmetros que estipular. Atualmente pode até efetuar visitas virtuais a centenas de imóveis sem sair do sofá.

 

Seja o Seu Próprio Contabilista

Sabe quanto gasta em comida, combustível, transportes ou saídas à noite mensalmente?

Pode ter uma ideia aproximada, mas apontar cada despesa e vê-la traduzida num montante mensal ou anual é uma abordagem que lhe traz um impacto e consequente poupança imediatos. Existem apps gratuitas para smartphone e tablet, bem como páginas online onde pode registar e seguir o progresso dos seus gastos.

Se souber no que gasta mais, sabe onde pode começar a poupar!

 

Entre as demais sugestões constam fundos de investimento, contas-poupança e até a opção por trabalhos pontuais. Todos estes têm o potencial de fazer crescer o seu pé de meia até chegar o momento de comprar ou arrendar casa.

O mais importante é verificar que margem existe e a disposição para levar a cabo este plano. Como a motivação é tudo, basta imaginar-se na sua nova casa antes do planeado.


Comentários