Saiba Onde Encontrar Cursos Gratuitos para Concluir o 12º ano no Grande Porto

Está à procura de um curso gratuito que lhe permita obter o 12º ano de escolaridade no Porto? Então continue a ler este artigo porque vamos informar sobre quais as modalidades de formação que existem para esse efeito.

Mas, antes de mais, convém realçar que para poder candidatar-se aos cursos que vou falar de seguida tem que ter já o 9º ano completo (ou formação legalmente equivalente). Senão, terá primeiro que concluir o ensino básico e só depois poderá avançar para obter o 12º.

Comecemos pela modalidade APRENDIZAGEM ...

Os cursos de aprendizagem conferem dupla certificação, ou seja, para além de obter equivalência escolar (neste caso 12º ano) irá obter também certificação profissional (neste caso nível 4).

Este tipo de cursos normalmente têm uma duração entre 2 anos e meio e 3 anos, e incluem formação prática em contexto de trabalho.

Geralmente, a idade máxima de acesso ronda os 25 anos.

Uma outra modalidade de formação para obter o 12º ano são os cursos de educação e formação de adultos, também conhecidos como CURSOS EFA (neste caso, nível secundário).

Existem cursos EFA para maiores de 18 anos enquanto que outros exigem que os/as candidatos/as tenham no mínimo 23 anos.

Tanto os cursos de aprendizagem como os cursos efa atribuem bolsas e subsídios diversos, de acordo com a legislação em vigor.

Para encontrar ofertas de cursos de aprendizagem e efa´s na região do Porto clique aqui.


Existe ainda uma terceira opção que são os Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), os quais estão disponíveis nos Centros Qualifica de cada região.

Caso pretenda obter o 12º ano através de um RVCC, eu recomendo que se informe na sua Junta de Freguesia ou na Escola Secundária mais próxima.

Veja também: Vários Cursos com Acesso a Bolsa de Emprego e Estágio!

Comentários