7 Tipos de Tratamento Caseiro para a Queda de Cabelo

Os principais tratamentos caseiros para queda de cabelo levam plantas medicinais e fitoterápicas que ajudam no fortalecimento dos fios, manter o couro cabeludo saudável e promover o crescimento.Técnicas de lavagem, hidratação e até alimentação funcionam como remédios caseiros para a queda de cabelo.



1 – CREME DE AMOREIRA


Muito se fala dos cremes milagrosos, produzidos em casa, e com resultados fantásticos. Se você pode economizar para conter a queda de cabelo, por que não tentar?
Para que esses cremes apresentem o resultado esperado é importante que exista uma preparação prévia no seu cabelo,  a exemplo está o creme de folhas de amoreira. Lave-o bem com o seu shampoo de preferência, enxágue e aplique o creme, que tem uma  preparação simples. Veja abaixo o passo a passo de como fazer:
  • 2 colheres de sopa de amoreira picada;
  • 300 ml de água;
  • Faça um chá com a amoreira, abafe e espere esfriar;
  • Aplique no couro cabeludo com auxílio de algodão;
  • Faça uma massagem delicada em seu couro cabeludo;
  • Aguarde 30 minutos;
  • Lave o cabelo e deixe-o secar;
  • Faça a aplicação duas vezes por semana;
  • Evite se expor ao sol no dia da aplicação
As folhas de amora ajudam na circulação sanguínea de forma que permite a melhor absorção de nutrientes pelo bulbo capilar. Assim, mantém os fios mais nutridos e fortes. A aplicação deve acontecer no máximo 3 vezes na semana para que os resultados possam ser sentidos.

2- BABOSA (ALOE VERA)

Um dos tratamentos mais comuns contra queda de cabelo é, sem dúvidas, o uso da babosa. Essa planta já é utilizada para esse fim há mais de dois mil anos e, para muitos, é a melhor solução caseira contra a queda de cabelo.
Utilizar a babosa é simples, basta retirar uma espécie de baba encontrada no interior da planta, essa substância tem um poder intenso de hidratação e fortificação do bulbo capilar de forma que os fios são restaurados e os locais com falhas ficam dispostos novamente a crescer cabelo novamente.
Recomenda-se que o procedimento seja realizado duas vezes por semana. Contudo, alguns casos apresentam maior gravidade, nessa situação um acompanhamento médico é essencial e um profissional especializado poderá identificar o problema e indicar o tratamento adequado.
Quer utilizá-la também em seu tratamento caseiro para se livrar da perda dos fios? Então, siga os passos abaixo:
  • Retire de duas folhas de babosa a “baba” que ela produz (essa “baba” será semelhante, em se tratando de textura, a um gel);
  • Bata essa “baba” no liquidificador;
  • Passe nos cabelos e na raiz;
  • Deixe seu cabelo com uma touca plástica ou de alumínio repousando durante 30 minutos;
  • Lave e enxágue o cabelo;
  • Faça esse procedimento de uma a duas vezes por semana;
A Babosa, também denominada como Aloe Vera, é utilizada há muito tempo no tratamento dos fios, os agentes contidos na planta atuam, positivamente, no fortalecimento dos cabelos e na interrupção da queda. Além disso o cheiro característico da planta ainda ajudará a deixar seus cabelos mais perfumados.

3 – GÉRMEN DE TRIGO


O Gérmen de trigo é muito poderoso contra a queda de cabelo porque supre os fios com todos os nutrientes que poderiam estar faltando. No entanto, ao contrário de outras receitas essa não deve ser aplicado directamente nos fios, mas sim ingerida. A receita é fácil:
  • Bata duas colheres de sopa de gérmen de trigo em pó com um copo de leite
  • Misture bem e não adicione açúcar
  • Beba diariamente até ver os resultados

4 – ABACATE


O abacate é composto em grande parte por óleos essenciais e vitaminas entre a B e E muito importante para o crescimento saudável dos fios. O seu verdadeiro poder está em fazer com que cabelos secos e danificados, como os de mulheres que passaram por muitos tratamentos químicos e pinturas seja restaurado. Pessoas que tem problemas com oleosidade devem ficar longe deste tipo de remédio caseiro contra a queda:
  • Bata um abacate médio no liquidificador
  • Pode adicionar uma colher de chá verde, se quiser (isso vai garantir que a mistura não fique tão oleosa)
  • Passe a mistura sobre os fios e couro cabeludo e deixe agir por 15 minutos
  • Enxague sem passar shampoo novamente
É possível que após o tratamento seus cabelos fiquem com aparência sebosa, isso não deve ser evitado. Significa que seus fios estão sendo tratados e ao lavá-los esse poder de hidratação do abacate será jogado ralo abaixo.

Neste caso o poder de prevenção contra a intensificação da perda de cabelo acontece porque os fios quebradiços e cabelo seco são algumas das causas da queda.

Quando hidratados é muito mais difícil que as fibras capilares se rompam, mantendo assim uma aparência mais saudável e cabelos mais fortes e volumosos.


5 – ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA


Uma alimentação equilibrada as vezes é o suficiente para dar fim a diversas causas da queda de cabelo.
Acontece que os cabelos são feitos de uma série de mineiras e nutrientes que só pode ser repassado para os fios por meio da circulação sanguínea, ou seja, com uma dieta saudável.
Para prevenir a queda de cabelo e gerar um ambiente saudável para a recuperação das falhas no couro cabeludo é preciso incluir alimentos que tenham os seguintes nutrientes no seu cardápio:
  • Alimentos ricos em vitamina A – Bife de fígado, gema de ovo, leite, cenoura
  • Alimentos ricos em vitamina B – Cereais integrais, carnes magras e nozes
  • Alimentos ricos em betacaroteno – Cenoura, rúcula, espinafre, agirão
  • Alimentos ricos em ferro – Uva passas, couve e cereja, folha de amora
  • Alimentos ricos em proteínas – Peixe, frango, queijo, feijão, leite de soja
  • Alimentos ricos em zinco – Fígado, gérmen de trigo, ostras e peixes
Alguns suplementos alimentares para a queda de cabelo concentram quantidade apropriadas de todos esses nutrientes em pílulas de forma que se torna muito mais fácil ter sucesso na adição destes fortalecedores na rotina sem precisar adaptar por completo o cardápio.
A sua dieta diária também deve incluir muita água, afinal, ela ajuda a hidratar não somente o couro cabeludo como todo o corpo.
Além das hidratações diretas os principais nutrientes e necessidades do organismo são passadas para o cabelo por meio da ingestão, quando se tem uma alimentação pobre os primeiros sintomas aparecem na queda dos fios.
É como seu corpo estivesse se desfazendo dos cabelos para poder dar atenção aos locais de mais importância, é um sistema de economia.

6 – MASSAGEM


Você sabia que uma boa massagem no couro cabeludo é capaz de ativar a circulação sanguínea nessa parte da cabeça e fazer com que seu cabelo cresça mais rápido, com muito mais força, resistência e saúde?
Para isso, basta que após a lavagem do seu cabelo com água fria ou morna, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos (sem utilizar as unhas). Pressione-o levemente, pois o excesso de força pode provocar machucados ou traumas, situações que comprometem ainda mais o caso e ajudam a gerar falhas no couro cabeludo.
Fazer uso da massagem como tratamento para queda de cabelo é um dos casos mais emblemáticos de como pode ser muito fácil combater a perda dos fios com uma atitude simples e sem precisar sair de casa.

7 – CHÁ DE HORTELÃ E CHÁ VERDE

Tanto o chá verde como o chá de hortelã ajudam a refrescar o couro cabeludo nos casos em que a queda de cabelo é causada por irritações, alergias e até seborreia no couro cabeludo.
Ao evitar a coceira e vermelhidão estimula a cicatrização das áreas afetadas e ajuda a evitar novas lesões que podem no futuro gerar mais perda de cabelo.
Este remédio natural é muito simples de fazer: basta fazer o chá com erva natural e aplicar diretamente no cabelo devidamente lavado. Depois enxague e repita a aplicação. Lembre-se de massagear bem para que o líquido penetro no couro cabeludo e gere um ar de frescor.
Veja também: