Cheque-Dentista dá Tratamento Dentário Grátis!

Têm direito ao cheque dentista crianças e jovens, grávidas, idosos e portadores do VIH/SIDA. Descubra neste artigo os requisitos a cumprir por quem pode beneficiar do programa de saúde oral.



Desfeita a dúvida em torno do que é o cheque dentista, revelamos quem tem direito a aceder gratuitamente aos tratamentos dentários e os critérios a respeitar.

Crianças e jovens

Têm direito ao cheque dentista as crianças e jovens até aos 16 anos que estejam a frequentar o ensino. Mas dentro deste grupo alargado, há regras específicas para determinadas grupos etários.

Até aos 7 anos

Recebem um cheque por ano as crianças a quem o médico de família detete cáries com elevado grau de infeção, para tratar dois dentes temporários.

Aos 8, 9, 11, 12, 14 e 15 anos

Nestas idades intermédias podem receber cheque dentista as crianças com dentes definitivos com cárie que tenham beneficiado do primeiro programa de saúde oral infantil.

Aos 16 anos

Voltam a receber cheque dentista os jovens que tenham concluído o tratamento ao abrigo do mesmo programa de saúde oral aos 13 anos. O cheque é emitido pelo médico de família.

Grávidas

Têm ainda direito ao cheque dentista as grávidas vigiadas durante o período pré-natal no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Mas é imprescindível a declaração médica que comprove a gravidez para beneficiarem de um máximo de três cheques dentista. O primeiro é emitido pelo médico de família.

Idosos com CSI

No caso dos idosos, não é a idade que determina quem tem direito ao cheque dentista. Os tratamentos dentários gratuitos são exclusivo dos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos seguidos pelo SNS. Desde que ntreguem o comprovativo emitido pelo Instituto da Segurança Social.
Confira clicando nesta ligação os requisitos para este apoio


Os idosos têm direito a dois cheques dentista por ano, emitidos pelo médico de família, com validade de 12 meses.

Utentes com VIH / SIDA

O leque de beneficiários do cheque dentista só fica completo com os utentes portadores de infeção pelo vírus VIH / SIDA. Também atribuído pelo médico de família e até um máximo de seis guias para tratamentos de saúde oral.
Saiba mais aqui.

Veja também: Peça o Novo Cartão das Farmácias Portuguesas e Receba Vales de Desconto


Fonte: economias

Comentários