Passes de Porto e Lisboa Vão Poder ser Usados no Táxi

Medida poderá servir onde transportes como os autocarros, o metro e o comboio não chegam.
Carros farão trajetos específicos nas áreas metropolitanas em complemento ao autocarro e ao metro. 

Os passes Andante e Lisboa Viva podem vir a ser usados em percursos específicos de táxi. Esta é uma das propostas do grupo de trabalho criado pelo Governo para modernizar o setor do táxi.

A ideia é que os táxis possam complementar percursos em Lisboa e no Porto, onde os transportes públicos - autocarro, metro e comboio - não chegam. Segundo o “Jornal de Notícias”, a medida reúne um consenso alargado.

Num relatório preliminar, a que o jornal teve acesso, o grupo propõe também “a venda de pacotes de serviços com pré-pagamento”, suportados nos títulos de transporte.

Uma hipótese passa pela aquisição de um pacote de títulos de viagem intermodais, a descontar em percursos específicos de táxi.

A outra, passaria por pagar esses pacotes de serviço com o cartão refeição, até agora, apenas usados na restauração e compras em estabelecimentos comerciais, onde sejam vendidos bem alimentares.

Escreve o jornal que o debate no grupo, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), consensualizou mudanças nas tarifas e nos contingentes, a flexibilização da contratação de táxi, a digitalização da oferta e novas modalidades de prestação de serviço à população.

É, neste capítulo, que se aponta o caminho para a integração nas redes Andante e Lisboa Viva, de modo a que o táxi possa cobrir “o segmento terminal das deslocações” onde a atual rede de transportes coletivos não dá resposta aos passageiros.



Comentários