Dia Mundial do Teatro: Várias Sessões Gratuitas

O Dia Mundial do Teatro, que se celebra no dia 27 de Março, está em destaque, com várias sessões gratuitas ou com preços reduzidos para miúdos e graúdos.

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

Uma estreia absoluta aberta a todos. No palco principal do Teatro São Luiz, a Mala Voadora visita Hamlet, provavelmente, a peça mais célebre de William Shakespeare. Surpreendente e enérgica, ou dito de outro modo, é "um Hamlet com avaria nos travões", ou não estivéssemos perante a versão conhecido como "mau quarto". Jorge Andrade encena e interpreta o "Príncipe da Dinamarca". Entrada livre.

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

Para assinalar a data, o Teatro Maria Matos pediu à dupla Ana Borralho e João Galante, a reposição de um espetáculo estreado em 2011. Atlas é uma singular união entre a arte e a vida onde, em palco, uma centena de pessoas com diferentes profissões constroem um atlas da organização social humana, mediante a sua função na sociedade em que se inserem. Entrada livre.

TEATRO CINEARTE/ ABARRACA

Não é propriamente uma peça de teatro a sugestão d´A Barraca para comemorar o Dia Mundial do Teatro. A companhia de Santos propõe um Encontro Imaginário entre uma figura da política, um poeta e dramaturgo imortal e um dos mais influentes nomes do teatro ocidental. Ho Chi Minh, Luís de Camões e Molière encontram-se às 21h30. O ingresso custa 7 euros.

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Dois espetáculos, uma exposição e uma leitura encenada preenchem este dia tão especial no TNDM II. Pelas 11 e 16 horas, a maravilhosa peça de João Mota, A Porta, a partir de um texto de José Fanha, vai encantar miúdos e graúdos. No átrio do teatro, às 13h e 17h30, Joana Amorim, Joana Bagulho e F. Pedro Oliveira convidam-nos a viajar No Tempo em que os Instrumentos Falavam, para descobrir os encantos da música barroca.

À noite, pela 21 horas, o Trigo Limpo Teatro ACERT apresenta 20 Dizer, uma incursão musical e poética pelas palavras de grandes vultos das letras lusas.

Ao longo do dia, continua a ser visitável a exposição Lucien Donnat, Um Criador Rigoroso, sobre o percurso e obra de um dos maiores cenógrafos do teatro português. Todos estes eventos têm entrada livre.


IMPRENSA NACIONAL - CASA DA MOEDA

Dentro da programação do TNDM II para assinalar o Dia Mundial do Teatro, o ator José Neves lê o texto de Luís Campião Nossa Senhora da Açoteia (Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José Da Silva). A leitura contará com a presença do autor e de João Mota, diretor artístico do TNDM II. Entrada livre.

TEATRO POLITEAMA

Portas abertas a preços reduzidos para ver (ou rever) a Grande Revista à Portuguesa, de Filipe La Féria. João Baião, Marina Mota, Maria Vieira e Vanessa são as estrelas do espetáculo. O preço único neste Dia Mundial do Teatro é 15 euros.

TEATRO TIVOLI BBVA


A peça "Arte" tem 50% de desconto neste dia.