Como Conseguir Descontos em Portagens SCUT

As autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) são uma opção conveniente para viajar em Portugal. No entanto, as portagens podem representar um encargo significativo para os condutores. Neste artigo, iremos explorar algumas formas de obter descontos em portagens SCUT, permitindo-lhe poupar dinheiro nas suas viagens. Siga estas dicas para aproveitar ao máximo as vantagens disponíveis.


Os descontos nas portagens das SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata consistem na isenção de pagamento de taxas de portagem nas primeiras 10 utilizações mensais da SCUT e de descontos de 15% nas utilizações seguintes.
 
A área de influência das SCUT abrange os concelhos em que uma qualquer parte do seu território fique a menos de 10 km de uma determinada SCUT.
Desta forma, os moradores dos concelhos que utilizem as SCUT Norte Litoral (A28), Grande Porto (A41/A42) e Costa da Prata (A29), têm direito a 30 viagens gratuitas por mês, dez em cada SCUT, caso fique a menos de 10 km dessa via.

Para usufruir de desconto e isenção nas portagens eletrónicas das SCUT é necessário:

  • O veículo estar equipado com um dispositivo eletrónico associado à matrícula (DEM);
  • Na aquisição do dispositivo eletrónico ou da conversão de um dispositivo de uma entidade de cobrança de portagens em dispositivo eletrónico associado à matrícula, comprovar a morada de residência ou sede da empresa, mediante a apresentação do título de registo de propriedade ou do certificado de matrícula;
  • No caso de veículos em regime de locação financeira ou similar, é necessário apresentar o documento do locador que identifique o nome e a morada da residência ou da sede do locatário.

Os clientes Via Verde com direito a isenções e descontos nas portagens das SCUT têm 60 dias para apresentar os documentos do automóvel, caso façam o pedido de discriminação positiva pela Internet.

Em alternativa, a apresentação dos documentos comprovativos de morada pode ser feita nos balcões CTT.

Utilize o Programa de Fidelização de Postos de Combustível: 

Alguns postos de combustível têm programas de fidelização que oferecem descontos ou acumulação de pontos que podem ser utilizados para obter descontos em portagens. Informe-se junto das estações de serviço que costuma frequentar para saber se têm parcerias com operadores de portagens SCUT.


Verifique se Preenche os Requisitos para Isenções:

Em certas situações, os condutores podem estar isentos de pagar portagens em determinadas SCUT. Por exemplo, pessoas com deficiência, veículos de emergência ou de serviço público podem beneficiar de isenções. Consulte as entidades competentes para saber se preenche os requisitos para isenção e como proceder para obter essa vantagem.


Esteja Atento a Eventuais Alterações Legislativas:

As políticas de portagens podem sofrer alterações ao longo do tempo. Mantenha-se informado sobre possíveis alterações legislativas ou atualizações nos programas de descontos para garantir que está a aproveitar todas as oportunidades de poupança disponíveis.

Conclusão: 

Pagar portagens em autoestradas SCUT pode ser dispendioso, mas existem formas de obter descontos que podem aliviar essa despesa. 

Ao utilizar dispositivos eletrónicos de portagem, registar-se em programas de descontos, aproveitar parcerias com postos de combustível, verificar as possibilidades de isenção e estar atento a alterações legislativas, poderá conseguir reduzir significativamente os custos das portagens SCUT.

Poderá gostar de:

Comentários

  1. As estradas de Portugal entidade que gere .Já ganhou excessivamente com tantas portagens por mim pagas são uns oportunistas ,uns carlatoes

    ResponderEliminar

Enviar um comentário