Como Alugar Carro nas Férias Descansadamente


Alugar carro nas férias pode ser uma dor de cabeça. Para o evitar, deixamos-lhe o essencial para alugar carro nas férias descansadamente. E poder desfrutar ao máximo do descanso e do destino escolhido.


Não há como viajar de carro para conhecer todos os recantos.Sem depender de horários dos transportes públicos, podendo parar onde e quando bem entender. Só terá vantagens em alugar carro no destino, desde que esteja a par das regras deste sistema.


Dicas para alugar carro sem dores de cabeça

Para evitar surpresas desagradáveis na hora de regressar a casa, eis o essencial para alugar carro nas férias descansadamente:

Ter cartão de crédito

Se está a pensar alugar carro nas férias, saiba que o melhor é ter um cartão de crédito. Esta é a garantia habitualmente exigida pelas agências para lhe colocarem um carro nas mãos. Caso contrário, não se surpreenda se lhe pedirem uma caução na ordem dos 1000,00 euros.

Conhecer as condições

Além da questão do cartão de crédito, há muitas outras perguntas a fazer antes de formalizar o aluguer da viatura. Questione a agência acerca das características do carro, das modalidades de caução, das coberturas do seguro, da quilometragem, do modo de entrega do veículo e de eventuais penalizaçõesque possam decorrer da sua utilização.

Seguro obrigatório

O preço base de aluguer de um carro deve sempre incluir o seguro de responsabilidade civil. Não aceite que lhe cobrem um valor acrescido pelo seguro, a não ser que opte por adicionar coberturas como sejam as de roubo ou furto, atos de vandalismo ou danos provocados pelo condutor.

Verificar estado da viatura

E para que no ato de devolução não lhe cobrem pelo que não fez, verifique o estado da viatura antes de a levantar. Na companhia de um representante da agência,registe todos os danos visíveis no carro.

Contrato em duplicado

Tudo isto deve ficar registado por escrito, juntamente com o contrato. Este é obrigatório e em duplicado, sendo um para a empresa e o duplicado para o cliente. Não se deixe levar por acordos verbais.

Contactos da assistência em viagem

No preço do aluguer deve estar, também, incluída a assistência em viagem 24 horas por dia. Certifique-se de que fica com os contactos para situações de acidente, avaria ou danos causados a terceiros.
Saiba ainda que, se algo não correr bem na relação consumidor – empresa de aluguer pode contactar o Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Se alugou carro fora do país, mas na Europa, assim que regresse a casa recorra ao Centro Europeu do Consumidor.
Fonte :economias

Comentários