Faltar à Escola por Doença: Saiba Quando a Criança Deve Ficar em Casa

Os pais com filhos pequenos sentem esta dúvida com frequência e, muitas vezes, têm de decidir minutos antes de um dia de trabalho. Confie nos seus instintos e siga as recomendações para avaliar se uma criança está à altura de um dia inteiro na escola.


Por vezes, é difícil distinguir se a tosse, as dores de garganta ou a ponta de febre que a criança sente ao acordar são sinal de doença a caminho. Nem todos os incómodos impedem o seu filho de ir à escola. Para saber, faça a si próprio as seguintes perguntas:
  • A criança sente-se bem para desempenhar as atividades escolares? Se não, deixe-a em casa.
  • A doença é contagiosa? Se sim, deixe-a em casa.
  • Faltava ao trabalho com os mesmos sintomas? Se sim, deixe-a em casa.
Caso continue com dúvidas depois desta análise, consulte um profissional de saúde.

Escola pode proibir acesso
Muitos pais revelam dúvidas sobre a legitimidade dos estabelecimentos de ensino para recusar o ingresso de uma criança adoentada. Não há nada de ilegal nessa prática, quer falemos em ensino público, quer em privado. A preocupação é diminuir o risco de contágio aos outros alunos. 

Quase todas as escolas privadas, nos diversos graus de ensino, têm regras formais sobre a ida de uma criança doente para as aulas. Normalmente, referem a febre como razão para não comparecer na escola.

Sintomas à lupa

Uma criança com tosse ou constipação ligeira pode ir à escola, mas se tiver também febre, arrepios ou tonturas deve ir ao médico e seguir as suas recomendações. Geralmente, só pode voltar à escola 24 horas depois de se sentir melhor.



Dor de cabeça Quando é severa e está acompanhada por febre, tonturas e náuseas, consulte o médico. Uma criança com uma dor de cabeça ligeira em regra pode ir à escola. 

Dor de garganta Sozinha não impede de ir à escola. Acompanhada por febre, é razão para ficar em casa. 

Erupção cutânea Contacte o seu médico, pois pode ser sintoma de doenças infecciosas, como varicela. 

Febre Só pode ir à escola depois de 24 horas sem febre e sem medicação.




Tosse 
Se for grave, com expetoração, e duradoura, consulte o médico. 

Vómitos e diarreia Só 48 horas depois de os sintomas desaparecerem é que a criança pode regressar. Em muitos casos, resolve-se sem tratamento específico, mas se os sintomas persistirem após dieta e repouso contacte o médico de família.

Comentários